Guia Representante

Para se tornar oficialmente um MEI, um dos pré-requisitos é trabalhar em uma profissão que consta na lista de atividades permitidas no Portal do Empreendedor. As profissões incluídas são atividades informais que não requerem formalização legal ou treinamento extensivo.

Infelizmente, profissionais como representantes de empresas que estão cadastrados no comitê de classe não são elegíveis para se tornarem MEIs. Portanto, essa categoria não está incluída na lista de atividades permitidas, portanto, você não pode selecionar essa opção.

Os representantes comerciais podem trabalhar como pessoas físicas ou jurídicas. Para trabalhar como pessoa física, é preciso se cadastrar como autônomo na prefeitura; para exercer como pessoa jurídica, é preciso abrir uma empresa de diversas outras formas existentes. Em ambos os casos, os impostos devem ser recolhidos e os requisitos legais devem ser atendidos.

Como indivíduo, o processo é mais simples. Porém, com base na renda mensal do representante, abrir uma empresa pode render mais, pois dependendo do tipo de empresa escolhida, ele poderá pagar menos imposto.

A maioria dos representantes de negócios começa como indivíduos e, à medida que suas carreiras crescem, eles decidem iniciar uma empresa.

Cabe ressaltar que uma das melhores opções para um representante empresarial que pretende trabalhar como pessoa coletiva é a sociedade limitada, pois este tipo de sociedade permite a opção por um regime fiscal simples, que acaba por ser mais vantajoso financeiramente.