O que faz um Representante Comercial?

A fim de nivelar conhecimento, o melhor conceito de representante comercial que encontramos está na lei, sancionada em 1965, que diz:

“ Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.”

Em suma, a definição de representante comercial é uma pessoa ou empresa, sem relação de emprego, que não eventualmente (ou seja, periodicamente) realizam negócios (vendas).

Diferença entre representante comercial e vendedor

Esta é uma dúvida comum para muitas pessoas, e para saná-la, entendemos que: apesar de terem funções muito semelhantes, a maior diferença é que o vendedor é um empregado de uma empresa, enquanto o representante, seja ele pessoa física ou jurídica, não é.

Para empresas que optam por trabalhar com vendedores, isso significa maior controle, porém maiores gastos trabalhistas, enquanto as que escolhem representantes comerciais para esta função, têm menores gastos.

Por outro lado, têm também menor controle sobre a operação. Vale pesar os pontos positivos e negativos de cada um para identificar o que faz mais sentido para a empresa.

Fonte: Meetime