Guia Representante

Representação comercial em home office: como ter sucesso?

A pandemia nos obrigou a adaptar nossas rotinas de uma hora para outra, pegando-nos de surpresa e, para alguns profissionais, foi complicado fazer essa adaptação, como alguns representantes comerciais, pois precisaram encontrar uma alternativa às visitas e reuniões presenciais e realizar as vendas de forma online.

Apesar disso, esse processo não se deu apenas por conta da pandemia: já vinha acontecendo a passos menos acelerados.

Esse novo modelo de vida (e de trabalho) pode otimizar e aumentar as vendas de um representante comercial, uma vez que em vendas online, economiza-se o tempo de deslocamento de um cliente a outro, bem como inevitáveis tempos de espera, extremamente comuns.

É importante, todavia, saber as melhores formas de comunicação e abordagem, de acordo com a característica de cada cliente. Para isso, existem diversos canais que o representante como fazer uso e, quanto maior o número de canais disponíveis, maiores oportunidades de contato e, como consequência, vendas.

Outra dica importante é utilizar os canais digitais para manter contato e enviar catálogos ou informações úteis, de forma a manter o cliente interessado em uma nova compra futuramente.

Posso contribuir para o INSS utilizando o Código 1163?

O Código 1163 do INSS é aquele que identifica a contribuição no Plano Simplificado do INSS, criado com o objetivo de incentivar contribuintes individuais a contribuir com um tributo menor, apesar de não ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, podendo aposentar somente por idade.

No entanto, profissionais que prestam serviços para pessoas jurídicas, como é o caso do Representante Comercial, não podem utilizar o Código 1162 para contribuir com o INSSS.

O Plano Normal de Contribuição é a alternativa para o Representante Comercial realizar a contribuição, em que a alíquota é de 20% sobre o valor recebido, porém a empresa é responsável pelo repasse da contribuição do representante e deve descontar apenas 11% de sua remuneração.

Quanto ganha um representante comercial?

Essencialmente, um representante de vendas autônomo ganha uma comissão de suas vendas. Portanto, seu salário está diretamente relacionado às vendas. Neste artigo, falaremos mais sobre os ganhos dos representantes de vendas e formas de aumentar esses ganhos.

Uma das primeiras perguntas para quem pensa em entrar no mundo das agências é quanto ganha um representante comercial?

No entanto, esta resposta não é simples, pois depende de muitas variáveis, incluindo área de representação, número de representações, área de operação, etc.

De qualquer forma, podemos dar uma visão geral para que o profissional que queira entrar na área tenha uma ideia do que pode encontrar.

Acompanhe nosso post para saber como os representantes comerciais autônomos ganham e como esse valor é calculado.

Como é calculada a remuneração do representante comercial?
O primeiro passo para entender a renda de um representante comercial é entender como sua remuneração está estruturada.

Os representantes comerciais autônomos não recebem um salário fixo, mas recebem uma comissão com base nas vendas. Dessa forma, ele ganha mais por alguns meses, outros ganham menos, e mesmo que não faça nenhuma venda, pode ficar um mês sem receber nada.

Mas quando um representante cria um fluxo de trabalho, tem uma boa base de clientes e representa mais de uma empresa, ele começa a ter um fluxo de receita constante e crescente.

Em relação ao valor da comissão, não há tabela. Os percentuais variam e são definidos pelo mercado, e variam muito entre as empresas e os setores em que atuam.

Portanto, é muito importante indicar claramente o valor da comissão e as condições de pagamento no contrato de agência. Dessa forma, será mais fácil para você fazer previsões.

Afinal, qual é a remuneração média de um representante comercial?
O portal salarial, que traz os últimos dados salariais obtidos a partir de dados oficiais do eSocial, Novo CAGED e Empregador Web, informa que o salário médio dos representantes empresariais autônomos no Brasil é de 2.032,60 reais.

A remuneração média dos representantes comerciais é apenas um parâmetro, pois como já explicamos no post, existem muitos fatores que podem alterar esse valor. Assim como você pode ganhar muito dinheiro, mas é muito mais do que isso, você pode ganhar menos se não fizer vendas.

Um representante de vendas experiente que conhece o mercado e os clientes como a palma da mão pode ganhar um salário que outros profissionais não podem igualar. No entanto, esses valores só podem ser alcançados com muito trabalho e preparação, escolhendo uma boa indústria e focando na satisfação geral do cliente.

Representante comercial pode ser MEI?

Para se tornar oficialmente um MEI, um dos pré-requisitos é trabalhar em uma profissão que consta na lista de atividades permitidas no Portal do Empreendedor. As profissões incluídas são atividades informais que não requerem formalização legal ou treinamento extensivo.

Infelizmente, profissionais como representantes de empresas que estão cadastrados no comitê de classe não são elegíveis para se tornarem MEIs. Portanto, essa categoria não está incluída na lista de atividades permitidas, portanto, você não pode selecionar essa opção.

Os representantes comerciais podem trabalhar como pessoas físicas ou jurídicas. Para trabalhar como pessoa física, é preciso se cadastrar como autônomo na prefeitura; para exercer como pessoa jurídica, é preciso abrir uma empresa de diversas outras formas existentes. Em ambos os casos, os impostos devem ser recolhidos e os requisitos legais devem ser atendidos.

Como indivíduo, o processo é mais simples. Porém, com base na renda mensal do representante, abrir uma empresa pode render mais, pois dependendo do tipo de empresa escolhida, ele poderá pagar menos imposto.

A maioria dos representantes de negócios começa como indivíduos e, à medida que suas carreiras crescem, eles decidem iniciar uma empresa.

Cabe ressaltar que uma das melhores opções para um representante empresarial que pretende trabalhar como pessoa coletiva é a sociedade limitada, pois este tipo de sociedade permite a opção por um regime fiscal simples, que acaba por ser mais vantajoso financeiramente.

Como começar a carreira de Representante Comercial?

O que é preciso para começar uma carreira de representante comercial de sucesso? 

Para responder essa pergunta, é necessário saber que esse profissional atua na venda de produtos ou serviços de um determinado fabricante, para empresas ou pessoas. 

É necessário conhecer bem o produto que está vendendo, a fim de transmitir segurança ao cliente, assim como responder quaisquer dúvidas.

Conheça bem seu cliente, o que ele busca e necessita, a fim de oferecer o melhor produto e conquistar uma venda mais assertiva. 

Na parte prática, existe alguns passos que você precisa realizar para  poder atuar na área de representação comercial, como fazer a carteira  do órgão de classe: procure o Conselho Regional de Representação Comercial (CORE) do estado em que pretende exercer a profissão e faça seu registro. Preparamos uma lista com os sites dos COREs de todos os estados brasileiros:

EstadoLink para o site
1Acre (AC)http://sirecomac.com.br/
2Alagoas (AL)http://www.core-al.org.br/
3Amapá (AP)http://delegacia-amapa.core-pa.org.br/
4Amazonas (AM)http://www.core-am.org.br/
5Bahia (BA)http://www.corebahia.org.br/
6Ceará (CE)http://corece.org.br/#sthash.MDa6ejD5.dpbs
7Distrito Federal (DF)http://www.coredf.org.br/
8Espírito Santo (ES)http://www.core-es.org.br/
9Goiás (GO)http://www.core-go.org.br/
10Maranhão (MA)http://www.coremaranhao.org.br/
11Mato Grosso (MT)http://www.core-mt.org.br/
12Mato Grosso do Sul (MS)http://www.corems.org.br/
13Minas Gerais (MG)http://www.coreminas.org.br/
14Pará (PA)http://core-pa.org.br/
15Paraíba (PB)https://www.core.org.br/
16Paraná (PR)http://web.corepr.org.br/
17Pernambuco (PE)http://www.core-pe.org.br/
18Piauí (PI)http://www.coredopiaui.gov.br/
19Rio de Janeiro (RJ)http://www.core-rj.org.br/
20Rio Grande do Norte (RN)http://www.core-rn.org.br/
21Rio Grande do Sul (RS)http://www.core-rs.org.br/
22Rondônia (RO)http://core-ro.org.br/site/
23Roraima (RR)http://www.core-am.org.br/
24Santa Catarina (SC)http://www.coresc.org.br/
25São Paulo (SP)http://www.corcesp.org.br/home.asp
26Sergipe (SE)http://www.core-se.org.br/
27Tocantins (TO)http://coretocantins.org.br/site/index.php

Depois de regularizado, é hora de escolher a empresa: escolha marcas de credibilidade, bem posicionadas no mercado e que se preocupem com a satisfação do seu cliente.  

Conheça 17 aplicativos para representante comercial que vão facilitar sua rotina

É inegável que o representante comercial tem muitas atividades a gerenciar, especialmente nos dias de hoje. Sobretudo com a consolidação da transformação digital, ser bom em vendas não é mais suficiente. É preciso estar presente online, acompanhar indicadores, avaliar as mudanças no comportamento dos clientes e muito mais.

De fato, a tecnologia é uma grande aliada na gestão de todas essas tarefas. Por isso, conhecer um bom aplicativo para representante comercial faz a diferença! Mas neste conteúdo não apresentaremos apenas um. Traremos 17 opções de apps para cada área da rotina do representante, ajudando você a chegar mais longe, mais rápido.

Veja quais são os 17 melhores aplicativos para representante comercial:

  1. Hoteis.com
  2. TripAdvisor
  3. Booking.com
  4. Waze
  5. Parkopedia
  6. Google Maps
  7. CamCard
  8. Mercos
  9. Close The Sale
  10. Voicepop
  11. Apps de ERPs
  12. To Do List+
  13. Google Meet
  14. Linkedin
  15. Feedly
  16. Focus To-Do
  17. E-commerce B2B (dica especial)

Aplicativos de hospedagem para representante comercial

Sabemos que uma das principais partes da atuação de um bom representante comercial é a viagem. Afinal, é ela que permite que o profissional vá até os potenciais compradores e clientes para trabalhar o mix de produto, apresentar novidades, tirar pedidos e muito mais.

Nessa hora, pode não ser tão fácil montar um roteiro de vendas eficiente. Ou seja, aquele que otimiza o combustível, permite descansos estratégicos e cobre a maior parte possível da carteira de clientes. E se já é difícil fazer isso, a última coisa que o representante precisa é gastar seu precioso tempo buscando as hospedagens mais em conta ou adequadas, certo?

Então, trouxemos 3 apps de hospedagem que facilitam esse processo e organizam as paradas do representante de vendas. Confira!

1. Hoteis.com

Esse é um aplicativo para representante comercial muito famoso — e não só para esse tipo de profissional. Isso, porque ele oferece alternativas de hospedagem variadas e atende a qualquer um que deseje encontrar o local ideal para ficar.

O funcionamento é simples: após fazer o cadastro, basta navegar a escolher a alternativa que melhor se encaixe em cada realidade. Além disso, é possível contar com um programa de recompensa: a cada 10 hospedagens, você ganha 1, o que faz com que o representante possa economizar bastante. O Hoteis.com é simples, fácil e você só paga após fechar.

2. TripAdvisor

As viagens do representante comercial tendem a ter cunho exclusivamente profissional. Mas isso não significa que ele não possa dedicar uma refeição ou parte do período noturno para conferir pontos estratégicos das regiões que visita, certo? Portanto, se essa for uma possibilidade, o TripAdvisor é um grande aliado.

Trata-se de uma plataforma de viagens que inclui fóruns interativos, imagens e, o mais importante, recomendações. Com poucos cliques, o profissional pode conhecer os melhores locais para comer, visitar e aproveitar — dentro da sua realidade.

Isso, porque o aplicativo se divide por preço, destinos favoritos dos viajantes e muito mais. Logo, é ideal para encontrar hospedagens nas melhores regiões das cidades visitadas, gratuitamente!

3. Booking.com

Similar ao Hoteis.com, o Booking.com mostra os hotéis com preço mais em conta. O representante também pode filtrar quais características quer ter na acomodação — café da manhã e internet, por exemplo. A grande diferença é que, com esse app, é possível alugar carros, o que facilita a visita de quem não tem um veículo próprio. O pagamento é feito só após fechar a hospedagem.

Aplicativos de mobilidade para representante comercial

Ainda falando das viagens, boa parte dos roteiros é gasta no veículo. Isso significa que é fundamental ter apps à mão para não errar os trajetos, saber exatamente onde estacionar e se localizar. Nessa seção, apresentaremos essa categoria de aplicativo para representante comercial.

4. Waze

Esse é um antigo conhecido da navegação por GPS. Além de indicar o local de destino, o Waze ainda narra passo a passo o trajeto, o que reduz as chances de se perder e gastar tempo em retornos. O aplicativo é gratuito e de uso intuitivo.

E, ah! Há mais um grande benefício em usar esse app: o Waze Carpool, que é um programa de caronas. Com ele, o representante pode oferecer carona para pessoas que vão para a mesma região que ele e economizar com a partilha de gastos da viagem ou deslocamento.

5. Parkopedia

Sabe quando você chega na reunião com o cliente em cima da hora e não tem local para estacionar? Não é mais necessário passar por esse tipo de estresse. Com esse aplicativo para representante comercial, é possível mapear e listar as vagas disponíveis antes da chegada ao local e garantir que a perfeita será sua. E o app Parkopedia também é gratuito!

6. Google Maps

É provável que você conheça esse gigante da localização. Sendo apenas uma das muitas frentes da gigante de Cupertino, o Google Maps ajuda você a se encontrar em qualquer lugar do mundo, traçar rotas de um ponto a outro e usar o Street View para se enxergar em tempo real na região.

Também é possível colocar mais de um destino por vez no app. Ou seja, alguns pontos de parada. Como o representante geralmente visita vários clientes em uma viagem, ele consegue organizar o GPS antes e não precisa reajustar o trajeto após cada visita.

Em suma, o Maps é bem útil para os representantes que visitam cidades que ainda não conhecem! Portanto, é um dos melhores aplicativos para representante comercial em termos de mobilidade. E claro, tudo gratuitamente!

Aplicativos de vendas para representante comercial

Essa é a função central do representante, certo? Vender! Mas ainda que essa seja sua responsabilidade, isso não significa que não existam aplicativos específicos para ajudar a tornar o processo mais simples. Confira esses campeões e venda mais e melhor!

7. CamCard

Um bom networking move montanhas no mundo das vendas. E esse aplicativo para representante comercial gratuito ajuda justamente a conquistar isso!

No passado, vendedores trocavam contatos entre si e com seus clientes por meio de cartões de visita físicos. Porém, com o avanço tecnológico, agora é possível fazer isso online! Enquanto, há alguns anos, não seria viável levar dezenas de cartões de visita consigo na carteira, o CamCard abre essa possibilidade, expandindo a rede de contatos.

Além disso, permite que você compartilhe seus próprios canais de comunicação em segundos! Assim, nenhum colega ou potencial comprador vai esquecer de você — ou deixar de fechar negócio por perder seu cartão!

8. Mercos

Agora falando em vendas, na prática, não poderíamos deixar de apresentar o Mercos. Nosso sistema de vendas é simples, prático e completo, atendendo tanto a representantes comerciais quanto a gestores de distribuidoras e indústrias. Ao contratar um plano no Mercos (básico, intermediário ou corporativo), é possível:

  • acessar informações para vender mais e melhor pelo celular, computador ou tablet;
  • contar com uma plataforma intuitiva e que pode ser usada até por representantes iniciantes;
  • conferir, em segundos, informações sobre clientes, políticas comerciais, tabelas de preços e promoções;
  • visualizar o catálogo online de produtos, sem precisar carregar pastas físicas consigo;
  • evitar erros e retrabalhos ao digitar pedidos manualmente;
  • centralizar os pedidos em um só local e muito mais!

As condições variam conforme o plano. Porém, em resumo, o Mercos é um aplicativo para representante comercial que permite que o profissional venda com agilidade e praticidade.

9. Close The Sale

Já sabe como se apresentar e como vender melhor. Agora, só falta o cliente fechar negócio, certo? Pois, bem! O app Close The Sale (feche a venda, em português) te ajuda com essa tarefa. Ele permite que você acesse dicas para representante comercial a qualquer hora e em qualquer lugar para convencer de vez o comprador a fechar. Assim, você bate as metas com maior facilidade! Ah! Esse app é pago!

Aplicativos de organização para representante comercial

Estar com os processos organizados é algo fundamental para trabalhar adequadamente. Nessa hora, os melhores aplicativos para vendedores externos em termos de organização podem ajudar. Confira!

10. Voicepop

Nada mais contraprodutivo do que parar um atendimento ao cliente para pegar o celular, abrir o bloco de notas e anotar uma informação importante, certo? Isso, porque a atitude distrai a conversa e corta o fluxo do assunto, podendo impactar a negociação. Pior ainda se a anotação é feita manualmente, certo?

Com o Voicepop, tudo se torna mais simples. Afinal, o app gratuito transforma mensagens de voz em textos, e-mails e mensagens automaticamente. Dessa forma, você garante que nenhuma mensagem se perderá — sem interromper a conversa!

E apesar de ser uma aplicação estrangeira, tem suporte para nosso idioma. Sim, ele suporta português.

11. Apps de ERPs

Sabemos que os ERPs (Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, em português), são interessantes para a gestão do administrativo da representação. Em geral, eles ajudam a ter uma visão macro do negócio e alinhar as estratégias.

Existem vários no mercado e a maioria tem seu próprio app. A Mercos conta com diversos parceiros nesse sentido, capazes de otimizar a rotina do representante comercial. Você pode encontrar o ideal para você em nosso marketplace.

12. To Do List+

Outro app para representação comercial bastante famoso é o To Do List+. Ele é customizável, tem um design bastante simples e permite que você organize listas de coisas para fazer no dia a dia. Elas incluem tanto as tarefas de trabalho, quanto as extras. Afinal, nem só de vendas vive o representante comercial, certo? Conte com esse aplicativo e mantenha todas as atividades cotidianas em dia!

Aplicativos de networking para representante comercial

Manter-se em contato com clientes e outros vendedores autônomos é imprescindível para o bom andamento dos negócios. Por isso, criar e manter boas redes de contato é essencial. Conheça os melhores apps para representante comercial fazer networking!

13. Google Meet

Esse é o app favorito de reunião das corporações. Com ele, é possível fazer reuniões com os seus prepostos, ou, até mesmo, realizar uma chamada de vídeo com os clientes. O Google Meet pode ser usado, por exemplo, para mostrar na prática como usar o e-commerce B2B, sem precisar visitar o lugar.

Além disso, o representante pode conversar por texto, trocar links e compartilhar apresentações. O aplicativo conecta pessoas em segundos, independentemente da distância. Vale a pena experimentar gratuitamente!

14. LinkedIn

Por mais conhecido que esse app seja, ele não poderia ficar de fora da lista. Isso, por ser o maior aplicativo de encontro de profissionais do mundo. O LinkedIn funciona quase como um portfólio aberto, apesar de ser considerado uma rede social.

Se você ainda não criou seu perfil, pode estar perdendo muitas oportunidades. Diversas empresas buscam por representantes comerciais por lá. Basta criar e alimentar sua página com suas vendas de sucesso para aumentar a quantidade de representadas que atende!

15. Feedly

Networking não é só conversar com outros representantes! Mas também manter-se por dentro das principais notícias do setor e ler os comentários que os colegas deixam sobre elas.

Contudo, é inegável que o excesso de informação tem deixado esse processo muito mais difícil. Ao abrir um portal qualquer você já se depara com dezenas de informações que sobrecarregam e tiram seu foco do que interessa.

Dito isso, o Feedly pode te ajudar! Ele organiza todos os tópicos importantes para você de uma forma acessível, sem tirar o foco do que importa. Esse aplicativo para representante comercial também é uma excelente ferramenta para você enviar notícias para os colegas e trocar opiniões sobre elas.

Bônus: gestão de produtividade para representante comercial

Além das visitas, o vendedor externo também tem várias funções administrativas e de acompanhamento dos seus resultados. Neste momento, um aplicativo focado em produtividade pode ajudar. Por isso, trouxemos 2 bônus. Confira!

16. Focus To-Do

Conhece o método Pomodoro? Ele cronometra 25 minutos e inclui pequenas pausas antes de iniciar uma nova contagem. Desse modo, você produz ininterruptamente e reduz as chances de se distrair com pequenas coisas. Com o Focus To-Do, você garante essa contagem com simplicidade, em poucos clientes. Porém, o app vai além!

Ele também oferece um gerenciador de tarefas que permite organizar as atividades em listas, adicionar notas, definir lembretes e muito mais. Assim, toda a parte burocrática necessária é finalizada no tempo certo, liberando momentos essenciais do dia para viagens e visitas a clientes.

17. E-commerce B2B Mercos comercial

Apesar de não ser um aplicativo para representante comercial diretamente focado em produtividade, o e-commerce B2B da Mercos oferece esse benefício. Afinal, com ele, é possível desafogar a equipe comercial e automatizar a compra de itens por parte dos clientes. Nesse sentido, o único papel do time é receber, separar e enviar os produtos.

Se é comum que seus colaboradores recebam pedidos por WhatsApp (especialmente por áudio!) ou e-mail, você sabe o quanto de tempo é perdido com esse processo.

Já com a plataforma de vendas online da Mercos, basta liberar o acesso para o cliente para que ele mesmo acesse o site, escolha o que deseja e feche o pedido.

Tudo isso a qualquer hora, em qualquer lugar — celular, tablet, desktop — e sem complicações. Por isso, nosso e-commerce B2B pode ser considerado um app para aumentar sua produtividade.

Por fim, agora você conhece mais de uma opção de aplicativo para representante comercial. Então, é hora de colocar nossos ensinamentos em prática. Baixe uma das 17 alternativas trazidas neste conteúdo e venda mais, sem complicações!

Fonte: Mercos

O que faz um Representante Comercial?

Para aumentar o nível de conhecimento, verificamos que o melhor conceito de representação empresarial está em uma lei promulgada em 1965, que afirma:

“ Exerce a representação comercial autônoma a pessoa jurídica ou a pessoa física, sem relação de emprego, que desempenha, em caráter não eventual por conta de uma ou mais pessoas, a mediação para a realização de negócios mercantis, agenciando propostas ou pedidos, para, transmiti-los aos representados, praticando ou não atos relacionados com a execução dos negócios.”

Em suma, um representante comercial é definido como uma pessoa ou empresa que não possui vínculo empregatício e não realiza negócios (vendas) ocasionalmente (ou seja, regularmente).


Diferença entre representante comercial e vendedor

Essa é uma confusão comum de muitas pessoas, e para resolver esse problema, entendemos: Apesar de as funções serem muito parecidas, a maior diferença é que o vendedor é um funcionário da empresa, e o representante, seja pessoa física ou pessoa jurídica, não.

Para as empresas que optam por trabalhar com vendedores, isso significa maior controle, mas custos trabalhistas mais altos, e as empresas que escolhem representantes de vendas para preencher essa função têm custos mais baixos.

Por outro lado, eles também têm menos controle sobre a operação. Vale a pena pesar os pontos positivos e negativos de cada um para determinar o que faz mais sentido para a empresa.