Quanto ganha um representante comercial?

Essencialmente, um representante de vendas autônomo ganha uma comissão de suas vendas. Portanto, seu salário está diretamente relacionado às vendas. Neste artigo, falaremos mais sobre os ganhos dos representantes de vendas e formas de aumentar esses ganhos.

Uma das primeiras perguntas para quem pensa em entrar no mundo das agências é quanto ganha um representante comercial?

No entanto, esta resposta não é simples, pois depende de muitas variáveis, incluindo área de representação, número de representações, área de operação, etc.

De qualquer forma, podemos dar uma visão geral para que o profissional que queira entrar na área tenha uma ideia do que pode encontrar.

Acompanhe nosso post para saber como os representantes comerciais autônomos ganham e como esse valor é calculado.

Como é calculada a remuneração do representante comercial?
O primeiro passo para entender a renda de um representante comercial é entender como sua remuneração está estruturada.

Os representantes comerciais autônomos não recebem um salário fixo, mas recebem uma comissão com base nas vendas. Dessa forma, ele ganha mais por alguns meses, outros ganham menos, e mesmo que não faça nenhuma venda, pode ficar um mês sem receber nada.

Mas quando um representante cria um fluxo de trabalho, tem uma boa base de clientes e representa mais de uma empresa, ele começa a ter um fluxo de receita constante e crescente.

Em relação ao valor da comissão, não há tabela. Os percentuais variam e são definidos pelo mercado, e variam muito entre as empresas e os setores em que atuam.

Portanto, é muito importante indicar claramente o valor da comissão e as condições de pagamento no contrato de agência. Dessa forma, será mais fácil para você fazer previsões.

Afinal, qual é a remuneração média de um representante comercial?
O portal salarial, que traz os últimos dados salariais obtidos a partir de dados oficiais do eSocial, Novo CAGED e Empregador Web, informa que o salário médio dos representantes empresariais autônomos no Brasil é de 2.032,60 reais.

A remuneração média dos representantes comerciais é apenas um parâmetro, pois como já explicamos no post, existem muitos fatores que podem alterar esse valor. Assim como você pode ganhar muito dinheiro, mas é muito mais do que isso, você pode ganhar menos se não fizer vendas.

Um representante de vendas experiente que conhece o mercado e os clientes como a palma da mão pode ganhar um salário que outros profissionais não podem igualar. No entanto, esses valores só podem ser alcançados com muito trabalho e preparação, escolhendo uma boa indústria e focando na satisfação geral do cliente.